Aplicação de Flúor
O que é a aplicação tópica de flúor?
A aplicação tópica de flúor (ATF) é um procedimento preventivo que tem como objetivo fortalecer os dentes que apresentam médio e alto risco de cárie. A aplicação pode ser feita na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz. Essa forma de aplicação é mais recomendada para pacientes muito jovens que não toleram o uso de moldeiras.
O que é fluorose?
A fluorose ocorre devido à exposição excessiva de flúor, comprometendo o desenvolvimento de dentes permanentes e causando manchas esbranquiçadas e listras horizontais. Em casos mais graves, dentes acometidos pela fluorose podem apresentar deficiência na formação de esmalte e dentina, ficando mais fracos. Manchas marrons também podem estar presentes. O desenvolvimento e o grau da fluorose são multifatoriais, dependendo da quantidade de flúor ingerido, por quanto tempo foi ingerido e durante qual período de desenvolvimento dos dentes.
A aplicação do flúor deve ser feita de forma periódica?
Sim. O que determinará a periodicidade das aplicações de flúor será o risco cariogênico apresentado pelo paciente.
Pacientes adultos também podem se beneficiar?
Sim. Não há contra indicação alguma em relação à idade do paciente e a aplicação de flúor. Pacientes que apresentam um alto risco cariogênico, higienização deficiente e uma dieta mal balanceada podem se beneficiar grandemente da aplicação de flúor, diminuindo os riscos de cárie. Também é muito comum a exposição de raízes em pacientes adultos com perda óssea e retração gengival. Devido ao fato das raízes não serem cobertas por uma camada de esmalte, como na coroa, o tecido de dentina é mais susceptível as lesões de carie. Nesses casos, a aplicação tópica de flúor também pode ajudar.