Pino e Coroa
O que é a coroa dentária?
Conforme destacamos, a coroa dentária é um elemento odontológico que visa substituir um ou mais dentes perdidos. O modo de colocação da coroa dentária varia de acordo com cada caso. Às vezes, é necessário o implante de um pino no local que está sem dente, para posteriormente ser colocada a coroa.
Em outros casos, a coroa dentária é colocada sobre dentes enfraquecidos. Nesta situação, ela é cimentada junto ao dente enfraquecido, protegendo-o e tornando-o mais resistente. Nesses casos, o dente precisa estar desgastado a ponto de a coroa dentária encaixar sem maiores esforços.
Quando o uso da coroa dentária é recomendado?
Existem diversos tipos de coroas dentárias. As principais são as coroas de metal, que são produzidas a partir de diversos materiais, como cromo, níquel, ouro, entre outros. Estas coroas têm grande durabilidade. Entretanto, elas incomodam em relação à estética, o que diminui a preferência por elas.
Outro tipo de coroa muito utilizada é a coroa dentária de cerâmica ou porcelana. Atualmente, estas são as mais comuns, pois produzem um resultado estético mais eficiente. Exibem uma cor, tonalidade e efeito muito semelhante aos dentes naturais.
Além destas, temos as coroas de resina, que também produzem um excelente resultado estético, produzindo um efeito muito semelhante ao dente natural. Todavia, não apresentam grande durabilidade, sofrendo desgastes ao longo do tempo. Também não apresentam grande resistência. Comer alimentos mais consistentes, por exemplo, pode ser um perigo.
Dessa maneira, as coroas dentárias são elementos criados a partir de moldes, que são feitos a partir da arcada dentária do paciente. Isso é feito para otimizar o efeito da arcada, assim como produzir um melhor resultado estético ao destinatário da coroa dentária, mais próximo ao natural em relação ao formato, o que promove um sorriso mais harmônico e natural.
As coroas apresentam vantagens e desvantagens. O uso de cada uma delas deve ser estudado de forma individual, avaliando a realidade de cada caso. Apenas assim o dentista pode indicar uma coroa dentária indicada para o seu caso, ou mesmo indicar outra solução, como prótese ou ponte.