Prótese Dentaria Provisório

1. O que é a prótese dentária provisória?

A prótese dentária provisória, ou simplesmente provisório, é um dispositivo temporário que reconstitui, provisoriamente, a estética e função em dentes sob tratamento com próteses dentárias fixas ou removíveis.

2. Qual são as indicações para este tipo de dispositivo protético?

Mastigação e reabilitação estética provisória do sorriso, remodelamento da arquitetura gengival e teste de design são as 3 principais indicações para uso de provisórios, tanto no uso fixo como removível.

3. Quais são os tipos de próteses dentárias provisórias?

As próteses dentárias provisórias são dividas em fixas e removíveis. Enquanto a primeira técnica é composta por provisórios tipo coroa (um único dente) ou em pôntico (dois ou mais provisórios unidos), a técnica flexível segue um mesmo padrão para todos os tipos de tratamentos.

4. Quais são os materiais utilizados na confecção de provisórios?

Resinas acrílicas, com variações na composição química conforme a indicação para uso.

5. Pode acontecer de acumular restos de alimentos nestes dispositivos?

Sim. Entretanto, o problema é raro e pode ser resolvido com procedimentos acrílicos para reembasamento ou correção do desenho do provisório.

6. A prótese provisória pode provocar o mau hálito?

Dificilmente. A relação entre halitose e provisórios está associada a problemas na confecção dos dispositivos, e podem ser resolvidas sem maiores dificuldades.

7. Qual o risco de infiltração de cárie dentária sob este tipo de dispositivo protético?

Elevado. O curto tempo de utilização de provisórios traz riscos mínimos para infiltrações por cárie dentária. Entretanto, o uso contínuo de próteses provisórias por períodos acima de 60 dias aumenta consideravelmente as chances de lesões cariosas sob dispositivos protéticos temporários.

8. A prótese dentária provisória fixa pode cair durante a mastigação?

Sim. O risco para o descolamento completo de provisórios é elevado e requer cuidados especiais com relação à dieta para evitar problemas frequentes de movimentação e soltura do dispositivo.

9. Minhas gengivas em contato com a prótese dentária provisória estão sangrando. Isso é grave?

Depende. A adaptação irregular dos provisórios aos dentes e a maior espessura das bordas em contato com gengivas dificultam a remoção da placa bacteriana, causa para sangramentos gengivais (provocado ou espontâneo). O problema deve-se à gengivite, uma infecção que necessita ser tratamento antes de continuar o tratamento com prótese dentária fixa ou removível.

Compartilhe:

Rolar para cima
Clique Aqui
Vamos fazer uma avaliação grátis?
Olá, 👋
Gostaria de agendar uma avaliação?